3 dicas infalíveis para organizar sua agenda (de uma vez por todas!)

 em Blog

“Minha agenda me enlouquece! ”. #Quemnunca, por sequer um instante, gostaria que o dia tivesse umas 50 horas? Desculpa se te coloquei num contexto que não te pertence, mas essa é a frase mais comum que escuto nas minhas Sessões de Coaching (e que já utilizei por muito tempo rsrs) e o que é pior, parece um problema recorrente!

A notícia boa é que, com um pouquinho de disciplina e dedicação, esta “historinha” muda! E como muda! Vou deixar aqui para você, de uma forma muito prática, três dicas infalíveis para aumentar sua produtividade e organizar de uma vez por todas essa agenda maluca!

#1 FAÇA UMA LISTA

É preciso colocar no papel todas as suas atividades diárias, compromissos rotineiros, compromissos de filhos (caso os tenha), enfim, tudo que já faz parte do seu dia a dia. Tudo! Desde responder e-mails, whatzapp, levar o cachorro pra passear, colocar o lixo pra fora, reunião diária com sua equipe, tudo, tudo, tudo!

De posse dessa lista, você separa todas as atividades que podem ser executadas uma próxima da outra. Por exemplo: ao sair da academia, passar no mercado, ou ainda, depois de responder os e-mails separar 10 minutos para dar uma espiadinha no facebook.

 

#2 ESCOLHA ONDE ORGANIZAR

Depois que sua lista estiver completa é hora de organizar dias e horários. É nesse momento em que você escolhe onde irá organizar sua agenda. Prefere usar agenda de papel? Excelente!! Pode decorar à vontade! Mas não esqueça de mantê-la a mão em todos os momentos. Ela será sua grande aliada!! Nada vai passar despercebido, se verdadeiramente for utilizada. Só não caia na “bobeira” de ter aquele trabalhão para deixar a agenda linda e sempre esquecê-la em casa. Aí, não vale!

Mas se você é mais hitech o melhor será usar a agenda do celular. Duvido que saia de casa sem ele (rsrs). Eu confesso que só funciono assim!! E dá muito certo também!

Não importa qual será a agenda. Ela precisa ser preenchida nesse exato momento! Coloque os seus compromissos, um a um, em agenda. Calcule o tempo de chegar e sair dos lugares para que não ser pega de surpresa nos imprevistos do trânsito, por exemplo. É tão deselegante chegar atrasada, seja onde for.

Reserve um dia na semana, para que mantenha o hábito de “Ajustar a agenda”. Gosto muito de fazer isso aos domingos. Daí você pode checar se na semana vai ter algo que precisa de mais atenção, algo que tenha que separar para uma reunião, algo que precisa resolver com mais urgência, ou até mesmo um aniversário de uma amiga que você vai precisar dar uma fugida para comprar um presente.

Eu posso te garantir que se você iniciar essa rotina sua produtividade vai aumentar em 90%. Pelo simples fato de você cumprir sua programação que está ali, linda, prevista na sua agenda!

 

#3 FAÇA UMA LISTA DE “TEM QUE”

Essa listinha interminável chamada lista de “Tem que”, é composta de tudo o que você precisa resolver e que ainda não se propôs a iniciar. Por exemplo, marcar um dermatologista, trocar o tapete da sala, separar os brinquedos das crianças para serem doados, e por aí vai… São todas as coisas que precisam ser resolvidas e se você não marcar o dia e a hora, nunca serão resolvidas de fato. Por conta disso que chamei essa lista de “interminável”.

Faça sua lista e, sem pressa de resolver a vida toda em uma única semana, coloque cada item dessa lista numa data. Uma vez colocada numa data e hora específica certamente será o primeiro passo para acabar com a procrastinação que fez com que esse “compromisso” não fosse cumprido.

E tem mais, quando você escolhe um dia para resolver os itens dessa “listinha do mal” (rsrs), é impressionante como a cabeça fica mais tranquila. Costumo dizer que nosso cérebro funciona como um computador. Quando temos diversas janelas abertas de programas diferentes, qualquer trabalho a ser feito, o mais simples que seja,  torna-se lento devido a quantidade de janelas abertas. Essa lista de “tem que” funciona como as janelas abertas do computador. Sobrecarregando nosso pensar, mesmo que a gente nem se dê conta do que está realmente acontecendo.

 

Eu te desafio a executar essas pequenas dicas e experimentar de uma vida muito mais produtiva e feliz. A sensação de ter terminado uma semana depois de cumprir tudo que se propôs a fazer, é inenarrável.

Certamente depois dessa decisão os dias serão significativamente mais tranquilos, afinal, você é a dona da sua agenda e não o contrário.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário